COISAS PEQUENAS, MAS PERIGOSAS Um pouco de fermento leveda toda a massa. (Aos Gálatas 5.9). No versículo que acabamos de ler, o apóstolo Paulo está escrevendo aos gálatas, chamando-lhes a atenção porque estava havendo divergências entre eles se, como cristãos deveriam guardar a lei colocada por Moisés. Alguém insistia em inquietar a igreja querendo fazer os cristãos guardarem a lei de Moisés e Paulo então repreende aos gálatas por darem ouvidos a tal pessoa. Por isso ele fala que um pouco de fermento leveda toda a massa. Existe o fermento literal que tem o poder de fazer o pão crescer. Jesus também comparou o fermento, no bom sentido, a algo bom, dizendo que o reino de Deus é como o fermento que uma mulher introduz em três medidas de farinha até que tudo esteja levedado, ou seja, o reino de Deus cresce grandemente aonde o evangelho é anunciado. Por outro lado, ele advertiu conta o fermento dos fariseus. No versículo que lemos, Paulo usa o fermento no sentido pejorativo, como uma má influência que alguém usava contra a igreja da galácia, prejudicando assim a fé dos irmãos. Um bom orador ou pregador tem o poder semelhante ao fermento, para o bem ou para o mal. Ele influencia fortemente as pessoas que o ouvem. Por isso, se estiver ensinando doutrinas erradas, quem o ouve corre perigo. O mais grave de tudo e nos versículos seguintes, Paulo afirma que aquele que estivesse inquietando os gálatas, sofreria a condenação, fosse ele quem fosse. Daí a importância daquele que ensina ser cuidadoso com o que ensina e dos que aprendem, com o que se aprende. Porque um pouquinho de fermento já pode levedar toda uma massa. Vamos orar? Amado Deus, nosso eterno pai, obrigado por mais um dia de vida e pelos ensinos da tua palavra. Ajuda-nos a sermos cuidadosos e criteriosos com a tua palavra. Em nome de Jesus Cristo, oramos, amém! Tenham todos, um ótimo dia, na paz do Senhor Jesus! COMECE SEU DIA COM DEUS. SEU DIA SERÁ BEM MELHOR. PR LAC. Cuidado com palavras pequenas que podem influenciar multidões. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

POR ESTA CAUSA ME PONHO DE JOELHOS (EFÉSIOS 3.14)

ESFORÇAI-VOS (DEUTERONÔMIO 31.6) ESBOÇO DE PREGAÇÃO

O fogo arderá continuamente no altar; não se apagará. Levítico 6.13